O Agrupamento de Escolas Maria Keil assinala no dia 16 de outubro de 2025 o Dia Mundial da Alimentação com várias atividades de sensibilização direcionadas para toda a comunidade escolar. O Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar. O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente a 16 de outubro, sob iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que este ano celebra o 80.º aniversário.
Assente na ideia de que a alimentação é um direito e um bem fundamental, este dia procura alertar para as condições de má nutrição e fome que afetam um grande número de pessoas em todo o mundo, incluindo crianças. Pretende-se ainda sensibilizar e mobilizar para a descoberta de soluções sustentáveis e saudáveis na produção de bens alimentares.
O tema deste ano é «De mãos dadas para uma alimentação melhor e um futuro melhor». Pretende reforçar a necessidade de colaboração global para garantir uma alimentação saudável, justa e sustentável a todas as pessoas. O trabalho em conjunto, entre governos, organizações, setores e comunidades, pode transformar os sistemas agroalimentares para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação saudável, vivendo em harmonia com o planeta.
Este Dia foi proclamado na Resolução 37/75 da Assembleia Geral da ONU, a 5 de dezembro de 1980.
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, o Projeto Eco-Escolas promoveu, em parceria com o Centro de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Loures, ações de sensibilização junto dos alunos, sobre desperdício alimentar, subordinada ao tema “Desdesperdiçar-Missão Possível”. A sessão teve como principal objetivo alertar a comunidade escolar para a importância de reduzir o desperdício de alimentos, tanto na escola como em casa, destacando boas práticas que todos podemos adotar de forma a reduzir o desperdício alimentar.
Paralelamente, foi criado um mural na cantina da escola, onde os alunos representaram, através de textos e ilustrações, mensagens sobre a importância de evitar o desperdício alimentar e sugestões práticas para o minimizar nas cantinas escolares e junto das famílias.
Esta iniciativa procurou promover hábitos mais conscientes e sustentáveis, reforçando o compromisso da nossa escola com os valores da cidadania ambiental e da sustentabilidade.