Artigos
Divulgação do Projeto Escolas saudáveis
O projeto Escolas Saudáveis é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loures, que disponibiliza atendimentos de âmbito social e psicoeducativo às famílias de crianças e jovens com necessidades de saúde especiais. Os encarregados de educação podem beneficiar, gratuitamente, deste apoio que funciona nos dias úteis, mediante marcação prévia no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures….
Concurso de comunicação de ciência “Queres saber uma coisa…?”
O Agrupamento de Escolas Maria Keil, no âmbito do protocolo estabelecido com a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, participou no concurso de comunicação de ciência “Queres saber uma coisa…?”, organizado pelo Centro de Investigação em Ciência.
Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher
Eleições para os representantes dos docentes no Conselho Geral
Realiza-se no próximo dia 15 de janeiro de 2026 as eleições para os representantes docentes no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Maria Keil, a realizar no dia 15 de janeiro de 2026.
Dia Mundial da Alimentação
O Agrupamento de Escolas Maria Keil assinala no dia 16 de outubro de 2025 o Dia Mundial da Alimentação com várias atividades de sensibilização direcionadas para toda a comunidade escolar. O Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar. O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente a 16 de outubro, sob iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que este ano celebra o 80.º aniversário.
Assente na ideia de que a alimentação é um direito e um bem fundamental, este dia procura alertar para as condições de má nutrição e fome que afetam um grande número de pessoas em todo o mundo, incluindo crianças. Pretende-se ainda sensibilizar e mobilizar para a descoberta de soluções sustentáveis e saudáveis na produção de bens alimentares.
O tema deste ano é «De mãos dadas para uma alimentação melhor e um futuro melhor». Pretende reforçar a necessidade de colaboração global para garantir uma alimentação saudável, justa e sustentável a todas as pessoas. O trabalho em conjunto, entre governos, organizações, setores e comunidades, pode transformar os sistemas agroalimentares para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação saudável, vivendo em harmonia com o planeta.
Este Dia foi proclamado na Resolução 37/75 da Assembleia Geral da ONU, a 5 de dezembro de 1980.
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, o Projeto Eco-Escolas promoveu, em parceria com o Centro de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Loures, ações de sensibilização junto dos alunos, sobre desperdício alimentar, subordinada ao tema “Desdesperdiçar-Missão Possível”. A sessão teve como principal objetivo alertar a comunidade escolar para a importância de reduzir o desperdício de alimentos, tanto na escola como em casa, destacando boas práticas que todos podemos adotar de forma a reduzir o desperdício alimentar.
Paralelamente, foi criado um mural na cantina da escola, onde os alunos representaram, através de textos e ilustrações, mensagens sobre a importância de evitar o desperdício alimentar e sugestões práticas para o minimizar nas cantinas escolares e junto das famílias.
Esta iniciativa procurou promover hábitos mais conscientes e sustentáveis, reforçando o compromisso da nossa escola com os valores da cidadania ambiental e da sustentabilidade.
Mochila de Emergência
Promover uma cultura de prevenção é essencial para estarmos preparados face a situações de risco, e ter uma mochila de emergência pode fazer toda a diferença! Contamos convosco para a divulgação do recurso educativo digital A mochilia ou “kit” de emergência junto dos vossos alunos, professores, encarregados de educação e restantes atores educativos. Mais informados, estaremos…